O produto foi adquirido pela Companhia por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), junto a associações e cooperativas de agricultores familiares do litoral norte da Bahia (Rio Real, Itapicuru e Inhambupe), que enfrentavam dificuldades de comercialização.
– O baixo preço pago pelos compradores estava afetando a venda e prejudicando os pequenos agricultores. O fato de o produto estar sendo processado em Sergipe, é que não há indústria próxima à região produtora, com capilaridade para processar a fruta em embalagem tetra pack – explica o superintendente substituto da Conab na Bahia, Mário Silva.
De acordo com o superintendente, a doação será feita para o governo do Estado, que fará a distribuição nas localidades mais necessitadas. Os beneficiados serão então selecionados pelas prefeituras dentre os inscritos no Cadastro Único, para recebimento de 22 litros por família.
PAA distribuiu alimentos para quase dois milhões de paranaenses em 2012
O Paraná foi outro Estado beneficiado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), por meio do mecanismo da Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea (CPR-Doação). No ano passado, mais de 1,8 milhão de paranaenses receberam doações de alimentos.
Segundo informações da superintendência regional da Conab no Paraná, foram aprovados 121 projetos para participação na CPR-Doação que está facilitando a vida de mais de oito mil agricultores de 161 municípios. Os recursos utilizados nesta modalidade de compra de produtos hortícolas representaram um gasto de cerca de R$ 32 milhões, oriundos dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Foram mais de 16,4 toneladas de produtos hortigrangeiros distribuídos a famílias consideradas em situação de insegurança alimentar e nutricional que recebem ajuda de instituições filantrópicas. Entre estas, estão bancos de alimentos, cozinhas comunitárias, escolas, creches, APAE, asilos, grupos de assistência social, entre outros, perfazendo 1,16 mil entidades beneficiárias em todo o Estado.
Quanto aos produtos, 135 estão entre os de produção convencional e 72 de produção orgânica/ecológica, como cenoura, tomate, beterraba, alface, repolho, mandioca, abobrinha e acelga, sendo que 20 deles são também adquiridos embalados a vácuo.