Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Famílias fazem turismo na colheita da uva no interior de São Paulo

Visitantes conhecem desde o processo da colheita até a fabricação do vinho no municípioEsta terça, dia 25, foi dia de colheita de uva em São Roque, no interior de São Paulo. Como é feriado na capital paulista, muitas famílias aproveitaram para fazer turismo na região. Os visitantes conhecem desde o processo da colheita até a fabricação do vinho no município.

Dois trenzinhos saem da vinícola em direção aos parreirais. No percurso de um quilômetro, o clima é de alegria, e a primeira parada é na propriedade rural.

Em excursões, os produtores tentam manter viva a tradição da uva em São Roque. Os visitantes colhem o fruto e acompanham o processo artesanal de fabricação do vinho. O engenheiro Sílvio Tironi levou a família para conhecer o local, e até as crianças mostraram habilidade.

? Pra família é bem gostoso participar, com a natureza. Ensina as crianças, é muito educativo ? diz Tironi.

Juntos há 58 anos, o casal de aposentados Wilma e Rubens José Boccato se divertiram. Encher a cesta de uvas virou competição.

Depois da colheita vem uma das horas mais esperadas: a pisa. Com música, animação e muita uva, o passeio foi chegando ao fim. A sensação para quem vive disso é uma só.

? Sentimento de dever cumprido. Nós gostamos muito, somos uma família de vinhadeirose mantemos nossa tradição, não só pela tradição, mas porque gostamos do que fazemos e transmitimos ao turista, ao consumidor ? diz o diretor-presidente de vinícola Cláudio Góes.

O plantio de uva em São Roque começou em 1910. Em 1938, os primeiros turistas começaram a visitar a região. Porém, na década de 1980, a especulação imobiliária tomou conta. Atualmente, apenas 5% da economia do município é formada nos parreirais.

Sair da versão mobile