FAO ajudará a reconstruir sistemas de irrigação no Afeganistão

Organização assinou acordo de US$ 27,7 milhões para fornecer assistência técnica ao projetoA Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou na última semana que está intensificando o suporte para reabilitar os arruinados sistemas de irrigação do Afeganistão, em um esforço para ajudar os agricultores locais a aumentar a produção e melhorar a segurança alimentar.

A FAO revelou ter assinado um acordo de US$ 27,7 milhões com o Ministério de Água e Energia do país para fornecer assistência técnica ao Projeto de Desenvolvimento e Restauração da Irrigação, destinado a melhorar o conhecimento e as habilidades dos produtores para executar e manter tais sistemas.

Décadas de conflito e a migração das zonas rurais contribuíram para o abandono das redes de irrigação do país, com a falta de instalações eficientes deixando muitos produtores afegãos sem água suficiente para a agricultura, incluindo a produção de trigo.

– O trigo é a safra mais importante para o Afeganistão, porque para 80% a 100% da população local é o alimento básico número um – disse Pasquale Steduto, diretor da Unidade de Desenvolvimento e Gestão de Água da FAO. – Aproximadamente 80% das áreas que os produtores cultivam são destinadas ao trigo, então qualquer redução na safra significa uma escassez de alimentos. Prejudica diretamente a situação de segurança alimentar no Afeganistão – acrescentou ele.

A reabilitação dos esquemas de irrigação em todo o país deve cobrir cerca de 300 mil hectares, elevar as áreas irrigadas em quase 15%, ampliar em torno de 20% a produtividade e beneficiar aproximadamente 230 mil famílias, segundo a organização. As informações são da Dow Jones.