Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FAO destaca necessidade de manter proteção às florestas da América Latina

Segundo representantes, fator chave é manejo sustentávelA taxa de desmatamento diminuiu na América do Sul e Caribe durante a última década, mas registrou leve crescimento na América Central, destacou nessa quarta, dia 2, a FAO.

Em nota sobre a situação das florestas em todo o mundo, a agência da ONU assinala que a taxa de desmatamento no Caribe diminuiu de 59 mil para 41 mil hectares por ano, enquanto que na América do Sul caiu de 4,5 a 3,5 milhões de hectares. Também destaca que entre 2000 e 2010, houve um aumento na área florestal de Cuba, Costa Rica, Chile e Uruguai.

No total, a região possui 57% das florestas primárias do mundo, as mais importantes do ponto de vista da biodiversidade e da conservação. Dezoito por cento da área total de florestas da região se encontram em áreas protegidas oficialmente.

O representante regional adjunto da FAO para a América Latina, Alan Bojanic, destacou a necessidade de proteger este recurso natural:

“Um fator chave para a conservação das florestas é o manejo sustentável: não apenas tem efeitos benéficos para deter o desmatamento, como tem papel fundamental para amenizar a pobreza e a desnutrição, além da mitigação e adaptação das mudanças climáticas”.

Segundo o diretor assistente da FAO para Florestas, Eduardo Rojas, é preciso dar ênfase à conexão entre as florestas e as pessoas, assim como os benefícios que podem resultar quando estas florestas são manipuladas por pessoas locais de uma maneira inovadora e sustentável.

 

Sair da versão mobile