A FAO avalia que a produção total de cereais somará 2,229 bilhões de toneladas em 2010, de acordo com seu último relatório de segurança alimentar. Trata-se de um aumento ante a estimativa divulgada em novembro, de 2,216 bilhões de toneladas.
Apesar da melhora na expectativa de produção de grãos, os preços dos alimentos continuam altos. O índice de preços da Organização registrou média de 205 em novembro, sete pontos acima de outubro e apenas sete abaixo do recorde alcançado há dois anos, quando o alto custo da comida causou tumulto generalizado em países em desenvolvimento.
A elevação do índice da FAO, que mede mensalmente as mudanças nos preços internacionais de uma cesta de matérias-primas (commodities), resultou principalmente da alta dos preços do açúcar e dos óleos. Os mercados globais de cereais devem permanecer restritos, já que os estoques globais vêm sendo consumidos.
? O equilíbrio entre oferta e demanda ainda pode apertar consideravelmente, com o consumo total excedendo a produção mundial e, deste modo, necessitando um declínio de 6% nos estoques finais ? disse a Organização das Nações Unidas. As informações são da Dow Jones.