O professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de Buenos Aires e co-presidente do Grupo 2 do IPCC no Quarto Relatório de Avaliação de 2008, Vicente Barros, apresentou a palestra “Climate change and adaptation in Southern South America”.
Relatório Stern
Também no âmbito da Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), o workshop internacional “Avaliação do Relatório Stern”, conta com a presença de sir Nicholas Stern, primeiro titular da Cátedra IG Patel de Economia e Governo da London School of Economics and Political Science, no dia 3 de novembro.
Stern foi economista chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial. O Relatório Stern, publicado em outubro de 2006, descreve as mudanças climáticas globais como uma externalidade econômica e que a mitigação, ou o desenvolvimento de tecnologias que emitam menos carbono, é a alternativa mais adequada para enfrentrar o problema.
O evento terá serviço de tradução das 13h45 às 16h00. Em seguida será realizada uma mesa-redonda sobre o estudo Economia das Mudanças Climáticas no Brasil.