Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Farinha de mandioca terá novos padrões de classificação a partir de março de 2012

Recomendações são mais rigorosas do que as atuais, de acordo com o Ministério da AgriculturaA farinha de mandioca terá novos padrões de classificação a partir de março de 2012. As recomendações, publicadas nesta terça, dia 8, no Diário Oficial da União, são mais rigorosas do que as normas atuais, elaboradas em 1995. Segundo a coordenação de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, todos os produtos do segmento produzidos no Brasil estão incluídos no texto. A medida contempla farinhas que, segundo o órgão, têm ótima qualidade, mas não se enquadravam nas

Além disso, o novo Regulamento Técnico simplifica o atual, reduzindo o tempo e o número de análises exigidas para a classificação. O texto inicial com a proposta de mudança na legislação para a farinha foi colocado em consulta pública em outubro de 2009. Desde então recebeu sugestões de especialistas e técnicos envolvidos na produção da fécula.

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que até setembro de 2011 foram produzidas 26,1 milhões de toneladas de mandioca no Brasil. O país é o segundo maior produtor mundial, ficando atrás apenas da Nigéria.

Em 2010, o Brasil produziu aproximadamente 24,3 milhões de toneladas. A extração da fécula de mandioca, principal subproduto da raiz, atingiu 583,8 mil toneladas em 2009. O Paraná respondeu por mais de 70% desse total.

Sair da versão mobile