Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Farmácias têm novas regras para venda de medicamentos

Multas aplicadas aos infratores são pesadasComeçaram a valer nesta quinta, dia 18, as novas regras para a venda de medicamentos determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Alguns estabelecimentos, porém, conseguiram adiar as mudanças na justiça.

Para evitar a automedicação e estabelecer regras de funcionamento das farmácias a Anvisa determinou, entre outras normas, que só podem ficar ao alcance do clientes produtos fitoterápicos e de perfumaria. Nada de remédios. Também a venda de alimentos só se eles forem naturais, como a granola. Além disso, é obrigatório um espaço adequado para procedimentos simples, como a verificação de pressão arterial.

Alguns estabelecimentos não estão cumprindo as determinações porque conseguiram liminares. Porém, segundo a Anvisa, grande parte das decisões judiciais diz respeito somente à exposição dos medicamentos e a venda de alimentos, o que não isenta o cumprimento das outras determinações.

As multas aplicadas aos infratores são pesadas, variando de R$ 2 mil até R$ 1,5 milhão. Para o Conselho Nacional de Farmácia já estava mais do que na hora de essas regras serem colocadas em prática.

Sair da versão mobile