Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Farsul divulga índices de inflação do agronegócio de agosto

Preços pagos aos produtores obtiveram uma alta de 4,45%, custo de produção também teve acréscimo 

Fonte: Luiz Carlos / Arquivo Pessoal

Os preços pagos aos produtores obtiveram uma alta de 4,45% no mês de agosto. Este é o segundo mês consecutivo com resultado positivo, o que garantiu que o Índice de Inflação da Receita dos Produtores (IIPR) superasse o IPCA no acumulado do ano. Enquanto o IIPR chegou a 7,44%, o IPCA registrou 7,06% e o IPCA Alimentos, 7,30%. Desde 2012 este fato não acontecia. Os dados estão no relatório divulgado pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul relativo ao mês de agosto de 2015.

O levantamento também aponta uma forte alta nos custos de produção. O índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP) indica um aumento de 2,37%. No ano, o acumulado é de 7,08%, superando pela primeira vez, em 2015, o IPCA do período. Este resultado já havia sido previsto pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul. A diferença deve ser ampliada até o final do ano, pois é no segundo semestre que acontece o maior reajuste nos custos de produção.

O principal ofensor nos custos de produção segue sendo os fertilizantes, com reajustes que chegam até 10%, que sofrem influência direta das variações cambiais, mesma situação dos inseticidas. As lavouras de soja e arroz são as mais afetadas por esses aumentos. Já a alta do IIPR foi puxada pela soja, com aumento de 5,6%, seguido do milho (4,9%), trigo (4,8%) e arroz (2%). Porém, o preço do boi apresentou uma acentuada queda de 6,1%, em consequência da safrinha.

Os resultados de agosto mais uma vez comprovam que não existe uma relação direta entre o valor que o consumidor paga nas prateleiras dos supermercados e o recebido pelos produtores. O IPCA Alimentos teve uma queda de 0,01%, contra o crescimento do IIPR. 

Sair da versão mobile