Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

NOVOS NEGÓCIOS

Brasil abriu 300 mercados para produtos agropecuários em menos de 2 anos

Além das carnes e grãos, o Brasil incluiu produtos como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó entre outros

Uvas
Foto: Mairon Moura da Silva/Embrapa

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou hoje (24) que o Brasil alcançou a marca de 300 novos mercados internacionais abertos para produtos agropecuários em menos de dois anos. “Celebramos uma conquista histórica para o setor agropecuário brasileiro”, disse o ministro, em nota, destacando o impacto na geração de emprego e oportunidades na cadeia produtiva.

O balanço divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mostra que foram 222 aberturas de mercado somente em 2024, com 62 novos destinos incorporados à pauta exportadora desde janeiro de 2023. A estratégia incluiu a expansão da rede de representantes no exterior, que ganhou 11 novos postos de adidos agrícolas, chegando a 40 profissionais.

O país ampliou sua pauta exportadora além dos tradicionais carnes e grãos, incluindo produtos como embriões, gergelim, uvas frescas, erva-mate, sorgo, açaí em pó, sementes, noz-pecã e subprodutos de reciclagem animal.

Ano que vem

O governo planeja intensificar as ações de promoção comercial em conjunto com a ApexBrasil e o Ministério das Relações Exteriores. “Reforçaremos ainda mais as ações de promoção comercial para que todas as oportunidades que estão sendo geradas possam ser efetivadas”, afirmou em nota o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua.

Sair da versão mobile