Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fávaro diz que defensivos para combate ao greening são prioridade do ministério

Doença é considerada uma das mais graves dos pomares de citros

Vespas contra greening, controle biológico
Foto: Fundecitrus

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse a representantes do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) que a liberação de defensivos agrícolas para o combate ao greening, doença que afeta a citricultura, é prioridade da pasta.

“Acredito que, juntos – poder público, produtores e indústria -, conseguiremos desenvolver soluções e enfrentar esse desafio, mantendo a força dessa atividade. A liberação de novas moléculas avança a passos largos, sendo a prioridade número um do Ministério da Agricultura”, disse Fávaro a representantes do setor, durante visita a uma empresa em Araraquara (SP).

O greening, doença também chamada de huanglongbing (HLB), é causada pela bactéria Candidatus liberibacter spp e é considerada uma das mais graves dos pomares de citros. O índice de incidência do greening subiu expressivamente neste ano em todo o cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro. Este é o sétimo ano consecutivo de crescimento da doença, segundo levantamento do Fundecitrus.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Agricultura, a doença está presente e sob controle em Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

“Apoiamos a pesquisa e todas as medidas necessárias serão tomadas. Vamos superar esse desafio e o Brasil continuará sendo um grande produtor mundial de citros e de oportunidades na citricultura”, afirmou Fávaro a representantes do setor.

Sair da versão mobile