FEIRAS

Fávaro diz que vai à Agrishow 2024; e Show Rural Coopavel convida Lula

No ano passado, Fávaro, em diferentes ocasiões, disse que se sentiu desconvidado pelo então presidente da Agrishow, Francisco Matturro

Fávaro, Lula, dólar, plano safra, agrishow, coopavel, Lula
Foto: Ricardo Stucker

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, usou as redes sociais para confirmar a participação na abertura da 29ª edição da Agrishow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, que acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, entre os dias 29 de abril e 3 de maio.

O convite foi feito pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB).

“Fiquei devendo de ir no ano passado na abertura da Agrishow, mas este ano nós vamos em dobro, com todo o prazer, para abrir a Agrishow em Ribeirão Preto”, disse.

Em 2023, pela primeira vez na história do evento, o ministro da Agricultura não esteve presente.

No ano passado, Fávaro, em diferentes ocasiões, disse que se sentiu desconvidado pelo então presidente da Agrishow, Francisco Matturro, que ligou avisando que o ex-presidente Jair Bolsonaro participaria do evento.

Faltando poucos dias para o início da feira, o governo federal ameaçou cancelar o patrocínio do Banco do Brasil, o que levou a Agrishow a anunciar o cancelamento da cerimônia no domingo (30).

Bolsonaro manteve a participação, onde criticou o governo de Lula em relação às demarcações de terras indígenas. O Banco do Brasil manteve o patrocínio, mas a presidente do banco e membros do conselho diretor cancelaram suas participações.

Show Rural convida Lula

A Coopavel, cooperativa que organiza o Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná, enviou convite ao presidente Lula e todos os ministros.

“Maior encontro do agro na América Latina, o Show Rural foi oficialmente criado em 1989 com a missão de contribuir para o contínuo aprimoramento do agronegócio do Oeste, do Paraná e do Brasil. Por isso, ele naturalmente atrai visitantes ligados aos mais diferentes setores”, afirma o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.

Neste ano, o evento, que está na 36ª edição, acontece entre os dias 5 a 9 de fevereiro. A organização espera movimentar R$ 5,5 bilhões em 2024. Se o valor for alcançado, além de ser recorde, será 10% maior do que os R$ 5 bilhões da edição do ano passado.

Em 2023, o presidente Lula também foi convidado. O último presidente que participou da Coopavel foi Dilma Roussef (PT), em fevereiro de 2013.

Jair Bolsonaro (PL) participou da edição de 2018, mas na condição de pré-candidato.