BUSCANDO ALTERNATIVAS

Fávaro e discute situação da safra agrícola com governador de Mato Grosso do Sul

Ministro ressaltou a intenção de anunciar, nos próximos dias, medidas de apoio aos produtores em todo o Brasil

Ministro Fávaro e governador de Mato Grosso do Sul discutem situação da safra agrícola do estado
Foto: Mapa

Nesta quarta-feira (6), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou uma videoconferência com o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para abordar as iniciativas que o governo federal está preparando visando apoiar os produtores rurais diante dos desafios enfrentados, como a queda na produção, estiagem e achatamento de preços.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

A reunião virtual contou com a participação do diretor de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário do Mapa, Wilson Vaz; o presidente da Câmara Setorial da Soja, André Dobashi; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni; o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS); o deputado estadual Pedrossian Neto; além do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Rogério Beretta da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O ministro ressaltou a intenção de anunciar, nos próximos dias, medidas de apoio aos produtores em todo o Brasil, antes do término da colheita da safra de grãos, visando minimizar os impactos do clima e do mercado na produção agropecuária deste ano.

“Dentre todas as ações para auxiliar o produtor rural, precisamos do setor e do governo do estado para avançar com as medidas. Vamos atender os produtores com mais investimentos, soluções e alternativas e queremos viabilizar o quanto antes”, destacou Fávaro.

De acordo com o governo do estado, nesta safra foram cultivados cerca de 4,2 milhões de hectares de soja em MS, com uma estimativa de produção de 12 milhões de toneladas, 20% menor do que inicialmente previsto. No entanto, devido aos custos de produção elevados e a estiagem, muitos agricultores estão colhendo uma quantidade ainda menor.

Riedel expressou o comprometimento do estado em colaborar com as iniciativas e oferecer suporte nas movimentações necessárias. “Esta não é a primeira vez que o setor produtivo passa por intempéries. A iniciativa privada, as entidades, os parlamentares, todos estamos juntos, sabendo da importância dessa atividade do ponto de vista econômico”, afirmou.

Durante a reunião, André Dobashi destacou a importância da metodologia da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para o setor produtivo, reconhecendo a responsabilidade dos órgãos que realizam levantamentos e estatísticas da safra de grãos.