PF faz operação para combater contrabando de agrotóxico no Rio Grande do Sul

Ainda não há informações sobre presosAgentes da Polícia Federal estão cumprindo 20 mandados de prisão, sendo seis preventivas, cinco ações de fiscalização em propriedades rurais, e 33 de busca e apreensão para combater o contrabando de agrotóxicos que ingressam pela fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e sua utilização em terras brasileiras. Ainda não há informações sobre presos.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Quaraí, Itaqui, Alegrete, São Borja e Manoel Viana. Segundo a PF, durante as investigações da Operação Salamanca foram apreendidas cinco toneladas de agrotóxicos e 23 pessoas foram presas em flagrante. Além da prática de contrabando, a quadrilha também cometeu crimes de formação de quadrilha, receptação e crimes contra o meio ambiente.

Durante a fase inicial da Operação foram apreendidos também uma aeronave e 21 veículos. A soma do valor dos bens e da mercadoria apreendida supera R$ 3 milhões. Mais de R$ 100 mil foram pagos em fiança, segundo a PF.

A Operação conta com a participação de mais de 250 policiais e servidores públicos, da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Receita Federal e o apoio da Polícia Civil, da Justiça Federal e do Ministério Público Federal.