Brian Firebaugh, fazendeiro e criador de conteúdo do TikTok conhecido como “Cattle Guy” (Cara do Gado, na tradução livre), está processando o governo dos Estados Unidos por causa de uma nova lei que pode proibir a plataforma.
Firebaugh, que é dono de uma fazenda de gado em Waco, Texas, alega que a proibição violaria seus direitos da Primeira Emenda, que garante liberdade de expressão, e prejudicaria seu negócio, que cresceu graças ao TikTok.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, | pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
“O TikTok é essencial para o meu negócio e para minha vida”, afirmou Firebaugh, em entrevista ao Houston Public Media. “Perder essa plataforma significaria um golpe devastador para nós. Todos os nossos clientes vêm do TikTok. Sem isso, estamos tirando o pão da boca da minha família”, disse.
A lei proíbe o TikTok no país, a menos que seja vendido dentro de um ano, devido a preocupações sobre a segurança nacional. Isso ocorre porque a empresa-mãe do TikTok, ByteDance, está sediada na China. A legislação foi assinada pelo presidente Joe Biden no mês passado.
A ação judicial, movida nesta última terça-feira (14), busca que a lei seja declarada inconstitucional. O TikTok também já entrou com uma ação similar na semana passada.
O fazendeiro argumentou que se houvesse realmente preocupação com os dados dos usuários, haveria leis abrangentes para proteger os dados em todas as redes.
“Cada um de nós, de diferentes origens e estilos de vida, encontra no TikTok uma forma única de se conectar e compartilhar nossas histórias”, declarou.