Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fazendinha oferece alternativas de geração de renda na ExpoLondrina 2011

Maquete gigante tem a alimentação saudável como tema deste anoNa ExpoLondrina 2011, uma das principais atrações é a Fazendinha. O apelido carinhoso foi dado pelo público à vitrine de tecnologias da Emater. Um espaço que oferece alternativas de geração de renda ao agricultor familiar. Alimento saudável é o tema deste ano.

Uma maquete de 120 metros quadrados reproduz as consequências do modo de vida no campo e na cidade para todos. Mostra bons exemplos, como plantio direto com terraceamento e proteção de minas com mata ciliar, mas revela que ainda tem agricultor avançando até a beira do rio. Na cidade, as moradias também não respeitam os cursos d’água e um rio poluído prova o descaso com o meio ambiente. A maquete gigante é uma aula de educação ambiental.

? O intuito esse ano da maquete é mostrar ao público visitante a interferência do meio urbano no meio ambiente, no qual todos estamos inseridos. Com relação à degradação desse meio ambiente, construções fora dos locais adequados, indústria, saneamento básico. Não jogar a carga de culpa inteiramente em cima dos agricultores, porque se o meio ambiente está como está, a culpa é de todos nós ? explicou o coordenador da maquete Juvaldir Olímpio.

Nesta edição a fazendinha trouxe uma vitrine só para alertar o produtor sobre a formiga cortadeira. Não há estatísticas, mas se estima que só um formigueiro de saúva pode reduzir a produção de álcool de um hectare de cana em até 400 litros.

Um formigueiro de quemquém pode ter 50 mil formigas. O de saúva pode chegar a 50 milhões. O desequilíbrio ambiental é tanto que não há controle biológico para esse batalhão silencioso.

Para geração de renda, uma alternativa é o cultivo de plantas medicinais e aromáticas. São mais de 100 espécies disponíveis no Paraná. O Estado é um dos maiores produtores nacionais do setor.

A Via Rural tem mais de 30 vitrines. A ideia é mostrar principalmente ao pequeno produtor que ele pode cultivar alimentos saudáveis, sem agredir o meio ambiente e ainda garantir renda para a família.

Sair da versão mobile