A expansão de apenas 0,2% no consumo de óleo diesel em 2009, em relação a 2008 (25,2 bilhões de litros), foi compensada, em grande parte, pelo aumento do consumo de etanol, que passou de 13,3 bilhões para 16,5 bilhões de litros ? um aumento de 23,9%. A expansão do consumo de gasolina ficou em apenas 0,9% (25,4 bilhões de litros).
Segundo o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, as perspectivas do setor para 2010 são as melhores, com expectativa de expansão igual ou superior às projeções do Produto Interno Bruto do país ? cerca de 6%.
? Com as descobertas fantásticas do pré-sal, há sem dúvida alguma uma perspectiva de crescimento econômico e o setor de combustível tende a acompanhar o comportamento da economia, com incremento na demanda de óleo diesel no mesmo patamar ? afirmou.
Miranda Soares destacou o setor de etanol, que deverá continuar em franca expansão tendo em vista que a maioria dos carros novos sai hoje da fábrica consumindo tanto gasolina quanto álcool. Para ele, o consumo de gasolina tende a se estabilizar e a cair a longo prazo, em razão da demanda pelo álcool, cujos preços estão voltando a ser competitivos.
? Imaginamos que em 2017-2018 o Brasil esteja consumindo 70% de biocombustíveis e apenas 30% de combustíveis fósseis.
O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Alan Kardec, disse que a gasolina hoje no Brasil já é um combustível alternativo. Segundo ele, depois de fechar em queda de 17% no consumo entre janeiro e fevereiro deste ano, o etanol voltou a puxar a expansão da demanda.
? O mercado de etanol está se recuperando bem agora em 2010, já tendo inclusive ultrapassado o consumo da gasolina em vários estados. O país já vem consumindo mais etanol do que gasolina desde 2008 ? afirmou.
Em sua opinião, até junho o etanol já terá retomado os níveis de consumo anteriores ao processo de retração, em razão da alta dos preços provocada pela entressafra da cana-de-açúcar.