Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Federação da Agricultura do Paraná quer consulta pública para definir Riispoa

Instituição reclama de prazo de 48 horas para entidades se manifestarem sobre texto do novo regulamentoA Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) quer se seja aberta uma consulta pública para a revisão do Regulamento de Inspeção Insutrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa). A instituição critica o prazo de 48 horas dado às entidades, para se posicionarem com sugestões ao novo texto do documento.

O presidente da Faep, Ágide Meneguette, encaminhou a Bruno B. Lucchi, superintendente técnico adjunto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Rodrigo Alvin, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um ofício pedindo a abertura do processo de consulta pública.

Acompanhe a íntegra do ofício:
 
 “Atendendo orientação do gabinete da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Kátia Abreu, a FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná recebeu na noite de 20 de janeiro de 2015, um ofício da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados.

O documento encaminhou consulta para colher sugestões das entidades representativas quanto à MINUTA de Revisão do Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA).

Segundo o texto, as contribuições deveriam ser encaminhadas ao MAPA, impreterivelmente, até o dia 22.01.2015 (quinta-feira). Dessa forma, haveria menos de dois dias para apreciação da referida minuta desse importante regulamento.

Também foi informado que em 20/01 foram realizadas reuniões no Ministério da Agricultura com os setores lácteos e de carnes (aves, suínos e bovinos). Na ocasião a Ministra da Agricultura informou que pretende publicar o Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) no dia 03/02. Para que isso ocorra, a minuta final do documento deve ser enviada a Casa Civil até o dia 26/01.

O Ministério criou em 2007 um Grupo de Trabalho para desenvolver as referidas mudanças no Riispoa, mas a elaboração dessa minuta ficou restrita a um pequeno grupo de entidades, que debateu o assunto durante meses. Dessa forma é incoerente que aqueles que não participaram do processo tenham menos de dois dias para apreciar as mudanças de regulamento tão complexo e extenso (952 artigos), que envolve diversas cadeias produtivas e legislações.

Além disso, a análise dos motivos que tornam necessária determinadas mudanças, a definição dos agentes responsáveis pela implantação, o levantamento das normativas impactadas necessitam de um prazo muito superior aos dois dias estabelecidos para que se faça uma avaliação correta da minuta e sejam encaminhadas as sugestões solicitadas.

Diante do exposto, visando dar maior transparência e prazo compatível para avaliação e encaminhamento de sugestões ao RISSPOA, solicitamos a abertura de consulta pública para que todas as entidades representativas dos setores impactados possam se posicionar sobre as mudanças do regulamento.” 

Sair da versão mobile