Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Federação quer garantia para trabalhadores demitidos do frigorífico Nicolini

Número de dispensados pode ter forte impacto no pequeno município de Nova Araçá (RS)Durante audiência com o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Ivar Pavan (PT), a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação manifestou, nessa quinta, dia 26, preocupação com o futuro de 1,2 mil trabalhadores do frigorífico Nicolini, em Nova Araçá, região nordeste do Estado.

O frigorífico, que produz para a empresa Sadia, demitiu 600 funcionários no mês de dezembro e outros 600 entraram em férias coletivas na última sexta, dia 20.

? A produção parou e não há garantias de retorno dos funcionários que estão em férias coletivas ? alertou o presidente da Federação, Siderlei Silva de Oliveira.

Caso se confirme o fechamento da empresa, o impacto para o município de 3,5 mil habitantes será enorme.

? Proporcionalmente, teríamos um número de desempregados maior do que os registrados na área dos metalúrgicos, no ABC Paulista ? afirma o dirigente sindical.

Segundo Oliveira, a empresa Nicolini vem negando a existência do problema porque busca parceiros para viabilizar empréstimo junto ao BNDES, que dê alguma possibilidade de retomar a produção.

? A postura da empresa inviabiliza a busca pelo seguro-desemprego especial aos trabalhadores demitidos ? explica.

O dirigente entende que deve haver contrapartida social no caso de haver injeção de recursos públicos na empresa.
 
? O quadro é muito difícil, entendemos que o problema envolve os sindicatos, os governos e a Assembleia Legislativa, de quem esperamos apoio em nossa luta ? sintetizou Oliveira.

A intenção é tentar colaborar para que os empregos sejam mantidos.

O frigorífico Nicolini processa carne de frango e de suínos exclusivamente para a Sadia em unidades de Nova Araçá e Garibaldi. As férias coletivas teriam sido recomendadas pela Sadia, que rescindiu o contrato com o Nicolini.

O frigorífico abate 400 mil frangos e 600 suínos por dia nas duas unidades.

Sair da versão mobile