Feijão terá sistema integrado de preço

Plataforma deve começar a funcionar a partir de 1 de setembro

Fonte: Canal Rural

As informações sobre a cotação do preço de feijão devem ficar mais organizadas para o produtor e para o comprador. A partir do dia 1 de setembro,  deve ser formado um índice do preços do feijão em diversas praças.

De acordo com Marcelo Lüders, analista de mercado da Correpar, as informações sobre o mercado nacional da leguminosa eram dispersas e com a plataforma vai ser possível prever a variedade plantada, a condição da lavoura entre outros aspectos.
–Nós acreditamos que vai ser um diferencial bastaste grande, vai ser o preço nacional do feijão– afirmou em entrevista ao programa Mercado e Companhia.

As informações estarão disponíveis no site do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe).

Preço
Em relação aos preços, Lüders afirmou que há uma concentração da leguminosa já que a partir de outubro se inicia o vazio sanitário e, portanto, os produtores plantaram e colheram as lavouras antecipadamente o que faz a oferta maior derrubar os valores.

–Nós já temos visto desde o final de julho uma queda de preços, e o produtor também está sentindo uma falta do poder aquisitivo que está chegando na população então começa a mudar o perfil, ao invés de comprar tudo de uma vez só, vai comprando aos pouco– disse.
Apesar da situação ruim para os preços no curto prazo, o analista acredita que no médio prazo os preços devem se recuperar.

– Em algum momento entre o final de agosto e o começo de setembro o mercado provavelmente sofre de novo uma correção positiva e até o final do ano nós dependemos do feijão colhido agora. Nós ainda temos em agosto e setembro alguma colheita e depois só a a safra que está sendo plantada agora e que vai ser colhida lá em dezembro e em janeiro, é muito tempo para feijão, então nesse médio prazo há uma boa perspectiva  –, disse.

Nova variedade

Uma das formas de conseguir controlar melhor o preço da leguminosa é através de uma variedade que perca mais lentamente a cor, para que o produtor possa esperar o melhor momento para vender o produto. 

–Como os preços estão caindo é uma variedade para que o produtor possa esperar um pouco, 60 dias, 90 dias, para depois fazer a comercialização e variedades como essa a Milênio vem apresentando essa performance– disse Lüders.