Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Nova cultivar de feijão-caupi atende mercado internacional

Lançamento da Embrapa tem grãos brancos extra grandes, rápido cozimento e com alto teor de ferro e zinco 

Com foco no aumento da produtividade e no alcance de novos mercados para o feijão-caupi, a Embrapa Meio-Norte, em Teresina, no Piauí, vai lançar no próximo dia 8 de junho a cultivar BRS Imponente. O lançamento faz parte da programação do IV Congresso Nacional de Feijão-caupi, que será realizado de 7 a 10 e junho, em Sorriso (MT).

De acordo com pesquisadores da Embrapa, a nova cultivar vai atender a necessidades de produtores e consumidores que desejam um produto com grãos brancos extra grandes e será a primeira no mercado brasileiro com essas características, que atendem diretamente o mercado internacional. Seu peso chega a ser um terço maior quando comparada à cultivar BRS Novaera, lançada anteriormente pela Embrapa.

Além do tamanho do grão, a BRS Imponente, de grãos de cor branca, com tegumento rugoso e anel do hilo marrom,  apresenta  também  características importantes para a mecanização, como o porte semiereto, ramos laterais curtos, ciclo de maturação precoce e inserção das vagens acima do nível da folhagem. 

A cultivar BRS Imponente é mais adaptada ao cultivo em sequeiro, situação em que atingiu 2.181 kg por hectare, em Mato Grosso, evidenciando alto potencial de produtividade. No cultivo irrigado por aspersão convencional, a média de produção chegou a 1.165 kg por hectare.

A presença de altos teores de ferro e zinco é também uma característica importante dessa cultivar, que supera as quantidades de minerais e nutrientes apresentadas pelo feijão-comum. O grão é de rápido cozimento e muito utilizado na culinária das regiões Norte e Nordeste. A cultivar é indicada nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Mato Grosso.         

Caupi 

O feijão-caupi (gênero Vigna) é também conhecido no Brasil como feijão macassar, fradinho ou de corda, e consumido principalmente na região Nordeste. É produzido tradicionalmente por pequenos agricultores e em áreas restritas

Hoje, a cultura do feijão-caupi está em expansão nos cerrados das regiões Meio-Norte e Centro-Oeste do Brasil, aonde vem sendo cultivada em grandes áreas e com uso de alta tecnologia.

Sair da versão mobile