A Feira é tradicionalmente uma das atrações mais visitadas durante os nove dias de Expointer. Neste espaço, são encontrados diversos produtos de origem rural, como geleias, conservas, massas, biscoitos, salames, entre outros.
? É uma oportunidade única para os visitantes degustarem os produtos vindos diretamente das propriedades ? sugere a coordenadora do Programa de Agroindústria Familiar, Joice Timm. O local também abrigará uma exposição fotográfica inspirada na atividade agroindustrial e um espaço onde as escolas rurais apresentarão os seus trabalhos.
O número de empreendimentos familiares cresceu, em relação ao ano passado, quando foram apresentados 193 negócios agroindustriais. A expectativa da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo também é de crescimento no número de produtos vendidos. No ano passado, foram comercializados R$ 800 mil e a projeção é que este valor ultrapasse R$ 1 milhão neste ano.
A 13ª Feira da Agricultura Familiar estará aberta ao público durante toda a Expointer. Já a solenidade oficial será no dia 1º de setembro, às 10h, com as presenças do governador do RS, Tarso Genro, do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Também está prevista a presença do novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.