Quem passou pela feira pode ver que o paisagismo depende também do que se planta no campo. Segundo o paisagista Luiz Gustavo Gomes, as pesquisas na área têm contribuído para inovar no mercado.
? O campo e a ciência têm desenvolvido espécies e plantas novas, o que pra gente é ideal. Nós conseguimos fugir da rotina e implantar cada vez mais em nossos projetos novas ideias, plantas e cores.
Uma das novidades apresentadas na feira pode interessar muito aos produtores rurais este ano: é o abacaxi ornamental, tão pequeno que cabe na palma da mão. Ele foi desenvolvido pela Embrapa da Bahia e fez muito sucesso na feira este ano.
? É um novo nicho da fruticultura. Algo bem interessante, porque atende a grandes, médios e pequenos produtores ? afirma a pesquisadora Fernanda Vidigal
Os pesquisadores levaram 9 anos pra chegar a esta variedade de abacaxi. Há também tangerinas ornamentais e bananas menores que uma caneta.
O diretor da feira, Teodoro Henrique da Silva diz que o mercado de paisagismo cresce até 15% ao ano e que são as novidades que incrementam este mercado.
A feira envolve também os setores de jardinagem, lazer e floricultura. Assim como a Embrapa, mais de 200 expositores participaram da Fiaflora Expogarden deste ano. A estimativa é de que 30 mil pessoas tenham passado por lá.