Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Feira francesa de pecuária completa 18 anos

Sommet de L'élevage recebe 75 mil visitantes de 50 países todos os anosA cidade histórica de Clermont Ferrand, na região de Alvergne, na França, é um atrativo a mais para quem procura fazer turismo e ao mesmo tempo visitar uma das maiores feiras de animais da Europa. A Sommet de L'élevage tem uma estrutura que impressiona: são 150 mil metros quadrados de área. Contando com diversidade de máquinas e equipamentos na parte externa e stands internacionais no pavilhão central, a feira recebe 75 mil visitantes de 50 países todos os anos.

? O objetivo é mostrar para o munto inteiro as raças e assim vender raça pura ou para cruzamento para atender a demanda por carne que vem crescendo no mundo ? disse o presidente da feira, Roger Blanc.

Os organizadores da feira disponibilizam roteiros de visitas em fazendas  para mostrar o desempenho das raças européias. Na raça limousin, por exemplo, os números revelam  que o rebanho dobrou de tamanho em 30 anos e hoje representa 25% da pecuária bovina na França.

O presidente da associação dos criadores da raça, Bernard Roux, afirma que e resultado da habilidade maternal é reconhecida no mundo.

? No Brasil, a indústria frigorífica tem que pagar um pouco mais pela qualidade diferenciando da carne tipo básica. Hoje não tem diferença. Por isso, não vale a pena investir por lá.

Os brasileiros discordam. A equipe do Canal Rural encontrou um grupo formado por criadores dos principais Estados produtores do Brasil. O pecuarista João Carlos Seiscentos tem uma criação com 400 animais limousin e vai voltar para o Brasil com vontade de investir ainda mais na raça depois do que viu  na Europa.

A sommet de L’elevage  foi criada em 1992 por um grupo de pecuaristas. Na época, contava com 300 expositores e um investimento de 350 mil euros, mas a ajuda do governo representava 60% deste valor. Para este ano, a exposição custou 3,4 bilhões de euros e o patrocínio público não chegou a 3%. Isso mostra o sucesso desta feira que vem crescendo a cada ano.

Atualmente com 1,15 mil expositores, a feira apresenta um crescimento de 7% ao ano no número de empresas. São três dias  para profissionais do setor conhecer o que a França tem de genética para oferecer.

Sair da versão mobile