V Feira Nacional da Agricultura Familiar tem participação da Conab

Feira, que acontece no Rio de Janeiro, é considerada o maior evento do gênero no paísA Conab é uma das empresas públicas que estarão na V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que ocorrerá de 26 a 30 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). O Brasil Rural Contemporâneo é o tema do evento deste ano, que terá entrada gratuita. Em um estande de 12 metros quadrados, técnicos da estatal vão expor diversos produtos de pequenos produtores beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Executado pela Conab com recursos dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA), o PAA é um programa que existe desde 2003 e promove, de um lado, sustentação de preços e garantia de renda ao homem do campo e, de outro, a distribuição de produtos agrícolas a populações que vivem em situação de insegurança alimentar.

Só neste ano, serão investidos cerca de R$ 660 milhões e as aplicações já chegam a R$ 2,3 bilhões. Beneficiaram, até agora, mais de 20 milhões de agricultores familiares em todo o país. Foram mais de 1 milhão de toneladas de produtos adquiridos, entre hortigranjeiros, castanhas, feijão, arroz, produtos do cerrado e extrativistas, leite, pescados, carnes, geléias, mel, açúcar, café, farinha de mandioca, queijo e rapadura. Os recursos fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A idéia do governo é transformar o PAA em uma política de estado, de forma a garantir a sua permanência. Formada por 4 milhões de pequenas propriedades rurais, a agricultura familiar responde hoje por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. São produções de trabalhadores de assentamentos da reforma agrária, de povos remanescentes de quilombos, indígenas, extrativistas e aqüicultores de todas as regiões do Brasil.

A feira, promovida pelo MDA, é o maior evento do gênero no país. É considerada como uma oportunidade para os pequenos produtores fecharem negócios, já que manterão contatos diretos com redes de supermercados, atacadistas e varejistas. No total, são 480 estandes, montados por 550 grupos de agricultores. O número é 14,58% maior que o da edição anterior, que foi realizada em Brasília.

Vários seminários estão programados para os dias da mostra, como o voltado à alimentação escolar. A Conab vai estar em três painéis: experiências exitosas de compra da produção da agricultura familiar para a alimentação escolar, políticas públicas governamentais para a promoção da alimentação escolar e da segurança alimentar e construção de uma agenda pública territorial para a promoção e incentivo à compra da alimentação escolar. Além dos técnicos da estatal, participam prefeitos, agricultores familiares, diretores de escolas e membros de conselhos fiscais.