Shows, rodadas de negócios, expositores, Exporural, pecuária, concursos morfológicos, palestras e encontros técnicos são os pontos centrais da programação que deve atrair, segundo a Comissão Organizadora, em torno de 200 mil visitantes até 6 de maio.
Exporural
Além da soja, o agronegócio figura entre os protagonistas da feira. No espaço da Exporural serão apresentadas alternativas de cultura e manejo, além da realização de palestras e encontros técnicos.
Uma das novidades que será demonstrada na prática durante a Fenasoja é a aplicação do sistema silvipastoril. Em uma mesma área estão conciliadas a silvicultura — exploração econômica de madeira (neste caso, eucalipto) — , produção de pastagens e criação de gado.
Um dos principais benefícios deste sistema, segundo o presidente da Exporural, Gabriel Augusto Weber, é o bem-estar animal, uma vez que as árvores protegerão os animais durante o pastoreio. Também é interessante pela otimização da renda, uma vez que é possível investir em três alternativas em uma mesma área.
História da Agricultura Familiar contada em 33 cenários
Nos “Caminhos da Agricultura Familiar e da Soja”, a Emater/RS-Ascar apresentará um espaço com 33 diferentes cenários para contar a história da agricultura familiar e da soja na região de Santa Rosa. Estarão expostas fotografias e mais de duas mil peças de museus para o resgate e valorização dos hábitos, costumes e tradições das organizações familiares e comunitárias.
Pecuária
Participarão da Fenasoja, as principais cabanhas gaúchas na disputa de prêmios para os melhores animais das raças Jersey e Holandês, nos concursos morfológico e leiteiro. O 2º Leite Show premiará a produtividade e a Casa do Leite será palco de eventos do setor. A suinocultura também terá espaço, com exposição de empresas, eventos técnicos e degustação de carne suína.