Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Feira resgata sementes crioulas no Rio Grande do Sul

Cidade de Canguçu recebeu milhares de agricultores familiares neste final de semana na quinta edição da Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias PopularesA preservação do conhecimento e a disseminação da genética transmitida por gerações, por meio das sementes crioulas, nortearam neste final de semana, em Canguçu, Rio Grande do Sul, a quinta edição da Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares. Milhares de agricultores familiares passaram pelo Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento para conhecer e adquirir variedades de sementes, cuja preservação depende deste processo de troca.

Milho, feijão, flores, abóbora e mandioca estiveram entre as dezenas de materiais genéticos compartilhados por agricultores e entidades do setor. O produtor José de Cristo, que há doze anos vive com a mulher e dez filhos no assentamento Renascer, em Canguçu, levou sementes de melancia, moranga e abóbora para trocar durante a Feira.

? As sementes crioulas são muito mais fortes, mais resistentes à seca ? avalia.

O diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, destaca que as sementes crioulas são fruto da preservação realizada durante séculos pelos produtores.

? Sem este resgate cultural, não teremos soberania nem segurança alimentar ? afirmou o diretor durante a abertura oficial do evento, na manhã de sábado, dia 1º. O presidente da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu e Região (Unaic), Demaicon Peter, disse que este é justamente o intuito dos organizadores do evento.

? É uma feira feita pelos agricultores. São eles que têm mantido esta produção mais agroecológica, mais limpa, e esta economia mais solidária ? disse.

A produtora de Amaral Ferrador (RS), Jacira dos Santos, está entre os que fazem questão de transmitir este conhecimento. Ela visitou a feira acompanhada do filho Alano, de sete anos. No estande da Embrapa Clima Temperado, ganhou mudas de abóbora, cenoura e batata, e explicou ao filho que esta rotação de espécies favorece a terra.

? Ele adora plantar, já está aprendendo desde pequeno ? contou Jacira.

O chefe adjunto de pesquisa da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Renan Alves, frisou que a Instituição tem entre suas prioridades a disseminação das sementes crioulas e das tecnologias populares.

? Temos um compromisso com a agricultura familiar e sua sustentabilidade ? falou Alves.

Segundo a gerente regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Karin Peglow, as sementes crioulas conferem autonomia aos agricultores e geram segurança alimentar. Opinião reforçada pela nutricionista e gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar, Regina Miranda.

? As sementes crioulas têm propriedades nutritivas que muitas vezes as tradicionais não possuem, especialmente em relação aos sais minerais ? argumenta Regina.

Sair da versão mobile