O evento vai reunir, produtores, fornecedores, compradores, lideranças e representantes de entidades ligadas à cafeicultura, no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos de Jacarezinho. A feira tem como objetivo promover a comercialização de cafés finos, produzidos na região.
? Sessenta amostras dos melhores cafés, selecionadas nos municípios produtores que compõem a região, em concursos municipais de qualidade, serão expostas e disponibilizadas para a apreciação dos compradores em rodadas de degustação ? explica o consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Odemir Capello.
Além da comercialização de cafés especiais, a Ficafé também promoverá palestras técnicas e exposição de máquinas e equipamentos para a condução da lavoura cafeeira, colheita e processamento do café, limpeza, secagem, beneficiamento, mercado futuro, além de produtos de empresas de insumos para a cafeicultura. São esperados mil produtores de café da região, representantes de entidades e compradores do Brasil e exterior.
Vocação regional
Os produtores de café do norte pioneiro estão distribuídos em 45 municípios que compõem a região. A cafeicultura representa, para muitos deles, o primeiro lugar no Produto Interno Bruto (PIB) municipal. Ao todo são 7,5 mil propriedades, cerca de 60% das propriedades de café no Paraná, com 42 mil hectares de área cultivada e produção média de um milhão de sacas ao ano.
O norte pioneiro é, de acordo com o zoneamento agrícola, área propícia à cafeicultura, possuindo condições ideais de temperatura média anual para a produção de cafés finos (19 a 22º C), resultado da combinação da altitude (acima de 500 metros) e latitude (23º Sul), proporcionando, de acordo com especialistas, excelente caracterização da sua bebida, com atributos como: doçura, suavidade, corpo, aroma caramelado e marcante sabor residual.
? Somam-se ainda condições invejáveis para a exploração cafeeira, tais como: propriedades bem estruturadas, solos férteis, topografia favorável, produtores capacitados, disponibilidade de técnicos e laboratórios qualificados e órgãos de pesquisa e extensão rural atuantes ? assinala o consultor do Sebrae/PR.