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Feira no Rio Grande do Sul debate perdas de produtos no mercado varejista

Cerca de 4,5% do faturamento do setor são conumidos anualmente pelas perdas de mercadoriasA 10ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro Supermercadista 2010, elaborada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em parceria com a Nielsen e GPP/Provar-FIA, mostra que as perdas nas lojas brasileiras alcançaram 2,33% do faturamento em 2009, que foi de R$ 177 bilhões. O problema, que prejudica os negócios do setor e encarece os produtos ao consumidor, é um dos temas de debate da Expoagas 2010, que segue até esta quinta, em Porto Alegre. A feira é uma iniciativa da Associação Ga

Consultora em varejo e instrutora do Centro de Capacitação da Agas, Angelita Garcia afirma que, ao escolher a barra de chocolate que está ao lado, inteira, você pagará também pela quebrada que decidiu não comprar. Isso ocorre por que as perdas são consideradas na composição dos preços dos produtos.

? É difícil calcular um percentual porque os comerciantes usam margens muito diferentes. Mas pagamos pelas perdas em tudo o que compramos ? afirma Garcia.

Todos os anos, cerca de 4,5% do faturamento se esvai na perda de mercadorias. Mais da metade é resultado de furtos.

? Muitos empresários ainda não se deram conta do tamanho do prejuízo que as perdas causam no resultado final do negócio ? afirma a consultora.

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