Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Feiras reúnem diferentes sabores e sotaques em Brasília

Cidade oferece aos visitantes uma amostra da cultura e da gastronomia das várias regiões do paísAlém de ser centro das decisões políticas, Brasília, no Distrito Federal, oferece aos visitantes uma amostra da cultura e da gastronomia das várias regiões do país. É nas feiras populares que os diferentes sabores, cores e sotaques se misturam para revelar um pouquinho do Brasil.

A capital federal é conhecida mundialmente pela arquitetura. Os traços de Oscar Niemeyer estão na Catedral, Palácio do Planalto, Itamaraty e no Congresso. Da torre de televisão, outro cartão postal da cidade, dá pra ver um pouco de tudo.

Um evento conhecido na cidade é a Feira da Torre, onde se pode se conhecer as cores do artesanato da região. Colares de sementes, flores, palha, lembrancinhas de pedra, renda do Nordeste. É na feira que o baiano mata a saudade do som do berimbau e do acarajé.

– É espetacular, venho sempre quando eu posso, to sempre prestigiando – conta a professora Silveli Nazar.

– Brasília sem essa feira não é Brasília. Se perder a feira perde tudo relata a aposentada Sônia Andrade.

As feiras não fazem parte do roteiro turístico tradicional do plano piloto. A feita realizada no Guará são expostos produtos como temperos, frutas, peixes e gastronomia típica.

Pode ser considerado típico de Brasília a comida nordestina, galinha caipira, buchada, cabambi, rabada. Brasília tem um pouquinho de sabor de cada cantinho do Brasil – explica o funcionário público Antônio Carlos Machado Santos.

Nas feiras também acontecem apresentações musicais.

– A feira é o único lugar que “uai” e “cabra da peste” se pode falar a vontade. As feiras de uma certa maneira elas contam a história de um povo. Do raizeiro ao tempero mais sofisticado. Contam a história de um povo – conclui o músico Daniel Fernandes.

Sair da versão mobile