Para apresentar o projeto e programação desta 22ª edição, que encerra o calendário nacional de feiras, acontece nesta segunda, dia 23, um coquetel de lançamento oferecido pelos organizadores aos profissionais da imprensa, autoridades, parceiros, expositores e criadores, na sede da Associação Baiana de Criadores (Abac) no Parque.
A expectativa é atrair um público superior a 300 mil, durante os nove dias do evento, e movimentar R$ 115 milhões a partir de leilões e rodadas de negócios, além da venda direta de animais, máquinas e implementos agrícolas, veículos, shows e restaurantes.
A Fenagro 2009 é uma realização conjunta entre a Associação Baiana de Expositores (Abexpo) e o Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e acontece entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro. A entrada custa R$ 5,00 e crianças até 12 anos não pagam. Os funcionários públicos que apresentarem o contra-cheque ou crachá de identificação também terão o livre acesso.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri,
Raimundo Sampaio, a Fenagro é importante por ser reconhecida internacionalmente e encerrar o ciclo de feiras e exposições regionais.
? Essa é a maior feira e engloba desde o pequeno produtor ao grande empresário e pecuarista ? ressalta Sampaio.
Para assegurar a sanidade dos 10 mil animais que participam da feira a
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) inicia nessa segunda, dia 23, o trabalho de desinfecção do Parque. A escala de plantões da equipe de defesa sanitária também já está definida para as ações de inspeção animal e análise da documentação sanitária exigida. A partir da próxima quarta, dia 25, 50 profissionais, entre veterinários, auxiliares de fiscalização e administrativos atuarão 24 horas em escala das 8 às 20h e das 20 às 8h.
Para essa edição, a grande novidade é a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), implantada pela primeira vez de forma eletrônica. Participam do evento as espécies bovinas, bubalinas, além de eqüinos, caprinos e animais de pequeno porte como aves, répteis, caninos.
A feira deverá reunir mais de mil expositores, vindos de 17 Estados do
Brasil, além de representantes de 13 outros países para conferir as novidades tecnologias e fechar bons negócios nos 27 leilões previstos.