A 10ª edição da Fenaostra abre, às 18h, em Florianópolis, com pratos à base de ostra suficientes para alimentar as 120 mil pessoas esperadas.
Renovada, a Fenaostra vai apresentar uma nova decoração aos espaços, e tem como temas o verão, o mar e seus principais frutos. Também estão programados um palco em forma de concha e as fachadas dos estabelecimentos simulando espaços de praia.
O concurso culinário Pérola da Ostra vai definir os campeões das quatro categorias, distribuindo aproximadamente R$ 50 mil entre passagens aéreas, capacitações, estadias e ajudas de custo.
O concurso é organizado pela Associação Brasileira de Alta Gastronomia (Abaga). Além das disputas, aulas e workshops com chefs nacionais e internacionais fazem parte do calendário do evento.
Os pratos à base de ostras e mexilhões estarão disponíveis ao público em 16 restaurantes. A feira do artesanato e os três shows nacionais (Zélia Duncan, Nenhum de Nós e Fábio Jr.) são atrações programadas para entreter os visitantes. Voltados para produtores, os seminários tratarão da questão técnica da produção de ostras.
Os espaços terão modificação em relação a outras edições. A exposição de artesanato funcionará no pavilhão B, onde aconteciam os concursos gastronômicos.
As disputas dos chefs serão realizadas nos pavilhões A e B, e as atrações nacionais se apresentarão em uma nova tenda externa, chamada de pavilhão C.