Não foram apenas os grandes animais que compareceram, os pequenos também marcam presença na Fenasul. Galinhas exóticas estão entre os 2100 inscritos que já chegaram ao parque de exposições. O prazo de entrada termina no fim da manhã desta sexta, dia 27. Junto com a Fenasul, acontece a Exposição Estadual de Gado Leiteiro.
? Nós precisamos produzir muito mais leite. Nós temos uma capacidade ociosa beirando os 40% na nossa indústria e 120 mil pequenos produtores, é a principal atividade da agricultura familiar, pecuária familiar, então precisamos incrementar, das mais variadas formas ? ressalta o secretário da Agricultura do RS, Luiz Fernando Mainardi.
Na abertura oficial, as autoridades lembraram que a exposição mostra o potencial genético das raças leiteiras do sul do país.
? Aqui nós temos o Circuito Exeleite, que é uma parada obrigatória que inicia no interior. As vacas participam buscando pontos nas exposições do interior. Na Fenasul, é uma etapa obrigatória, então as campeãs do interior desembocam aqui e finalizam depois na Expointer ? conta o coordenador da feira, José Ernesto Ferreira.
Um dos destaques da Fenasul é a Feira de Terneiros promovida pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul. Este ano, foram mil animais inscritos, um número menor do que em edições anteriores. Mas os organizadores, mesmo assim, estão otimistas.
A facilidade de crédito aqueceu as vendas das feiras de outono. Alguns bancos oferecem até cinco anos para pagar os financiamentos para a compra de animais.
? Eu acho que o crédito, pra quem está vendendo é importante e pra quem compra também porque ele ajuda a melhorar o preço e financia aqueles que querem comprar principalmente animais de qualidade como nós vamos ter aqui em Esteio ? opina o diretor administrativo da Farsul-RS, Francisco Schardong.