A solenidade de abertura se inicia às 18h desta sexta e promete ser uma mostra do que a cidade vem planejando nos últimos dois anos para os dias de festa.
Uma das atrações da abertura é também a principal aposta da organização para toda a festa. Todos os dias em que os pavilhões abrirem suas portas, o espetáculo Ópera Popular do Vinho levará ao público a mitologia e a realidade implicadas na história da bebida. Os 3,5 mil espectadores possíveis em cada apresentação assistirão ao vivo o trabalho de 380 pessoas, entre atores, figurantes, corais, elenco de apoio, músicos, cantores líricos e populares, além de profissionais de som e luz.
? O vinho é um tema muito rico e, sem dúvida, o espetáculo vai tratar o assunto de forma profunda, com muita música e poesia. Acredito que vá atingir a alma de todos que assistirem ? destaca o presidente da Fenavinho 2009, Tarcísio Michelon.
A Fenavinho é considerada o maior evento do país neste segmento. Mais de 90 vinícolas brasileiras estarão expondo e vendendo seus vinhos, espumantes e sucos de uva. Além disso, o evento tem um espaço para a agricultura familiar, com produtos coloniais como pães e cucas feitos na hora, geléias, queijos e artesanato típico. Haverá também exposições de uvas, com 160 produtores e 290 amostras. O Projeto Comprador deve reunir cerca de 70 participantes do Brasil e do Exterior para rodadas de negócios com o objetivo de atrair novos clientes e ampliar as vendas de vinhos brasileiros.