Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fenicafé tem início no Triângulo Mineiro

No primeiro dia do evento, lideranças discutiram o mudança de postura diante da crise do setor, que vem se arrastando nos últimos anosA mais importante feira de cafeicultura irrigada do Brasil começou em Araguari, no Triângulo Mineiro. A Fenicafé reúne produtores técnicos pesquisadores especialistas em irrigação na região que é referência no café do cerrado.

Nesta quarta, dia 24, primeiro dia do evento, as lideranças discutiram o cenário da cafeicultura nacional e a mudança de postura diante da crise do setor que vem se arrastando nos últimos anos.

Na abertura da 15ª edição da Fenicafé, o ex-ministro da Agricultura, produtor e consultor de agronegócio Alysson Paolinelli provocou uma mudança no jeito de pensar a cafeicultura brasileira. Para ele, não se trata de uma crise cíclica de uma cultura, já que o setor não reage em mais de uma década. Ações diretas na base produtiva devem ser mais eficazes.

A dependência do governo ainda é uma necessidade. Em seu anúncio, o diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Lucas Ferreira, anunciou a liberação de R$ 2,88 bilhões para as tradicionais linhas de crédito, custeio e colheita.

Os produtores comemoraram os valores, mas estão preocupados com o acesso a esses recursos. Na busca por força política para a cafeicultura que sofre com dividas e falta de preços, as lideranças pedem cautela e a solução é recuperar a renda dos produtores.

Sair da versão mobile