Agricultura

Ferramenta gratuita da Embrapa indica melhor época de plantio de cada cultura

A ideia da Embrapa é contribuir com mais subsídios para a tomada de decisão do agricultor no planejamento da produção

Além de consultar as janelas de plantio em que há menor chance de frustração de safra devido a eventos climáticos adversos para mais de 40 culturas, em todos os municípios brasileiros, o aplicativo móvel Zarc Plantio Certo oferece a lista das cultivares consideradas aptas a cada localidade, cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC).

São dez as culturas abrangidas: amendoim, arroz, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo e trigo.

Ao facilitar o acesso de produtores rurais e outros agentes do agronegócio a essas informações, a ideia é contribuir com mais subsídios para a tomada de decisão no planejamento da produção.

Pelo aplicativo, o usuário seleciona o município, tipo de solo, cultura e ciclo da planta de interesse.

A partir daí, o sistema apresenta a época do ano mais indicada para a semeadura e as taxas associadas de risco de perdas.

O Zarc Plantio Certo foi lançado com o objetivo de tornar mais prática e fácil a consulta às informações oficiais do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), até então divulgadas somente por meio de tabelas publicadas em portarias do Diário Oficial da União ou no site do ministério.

O aplicativo foi desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária, Unidade responsável pela coordenação da Rede de Pesquisa que atua na execução do Zarc. A inclusão da lista de cultivares foi uma das principais sugestões apontadas pelos próprios usuários desde o lançamento da ferramenta.

Outra funcionalidade disponibilizada pelo aplicativo Zarc Plantio Certo é o monitoramento climático a partir da data de semeadura informada pelo usuário.

São cinco tipos de informações para as diferentes fases de desenvolvimento da cultura: armazenamento de água no solo, precipitação acumulada, número de dias sem chuvas e temperaturas mínima e máxima.

As análises mostram a situação a partir do período de plantio (decêndio) selecionado. Se for uma data futura, as informações do clima serão da safra passada, referente ao mesmo período do ano anterior. Caso a data de plantio já tenha ocorrido, o monitoramento será no ano corrente, acompanhando a safra atual.