Ferrovia entre Maranhão e Pará deve ficar pronta em 2017

Esta será a primeira ferrovia concedida à iniciativa privada através do Programa de Investimentos em LogísticaO governo federal anunciou nesta sexta, dia 5, a conclusão das consultas públicas para o trecho de ferrovia entre Açailândia, no Maranhão, e Barcarena, no Pará. Os estudos serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) até o próximo dia 15 e o leilão está previsto para 18 de outubro. Esta será a primeira ferrovia concedida pelo Programa de Investimentos em Logística (IPL), com 457 quilômetros de extensão, passando por 11 municípios, e investimentos previstos de R$ 3,25 bilhões.

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– É o lançamento do modelo com participação do setor privado em um trecho muito importante que vai completar a Ferrovia Norte-Sul, uma grande coluna vertebral brasileira – afirmou César Borges, ministro dos Transportes.

O trecho ligará a Ferrovia Norte-Sul ao porto de Vila do Conde, localizado em posição estratégica em relação aos portos da Europa e da Costa Leste da América do Norte, e viabilizará nova logística de transporte de alta capacidade para minério de ferro e desenvolvimento da exploração de outros minerais, além de grãos. Também será uma nova opção para escoamento de carga geral – petróleo e derivados, açúcar, milho e etanol. 

Após a assinatura do contrato, serão quatro anos para a conclusão da ferrovia. No modelo de concessão, o gestor da infraestrutura é dissociado do responsável pelo transporte, criando condições para maior utilização do transporte ferroviário.  O IPL, lançado em agosto do ano passado, prevê a construção de 11 mil quilômetros de ferrovias, com recursos de R$ 91 bilhões, através de parcerias público-privadas.

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