Após seis meses de conflito entre Ucrânia e Rússia, as incertezas sobre o mercado de fertilizantes diminuíram, segundo o Rabobank.
Os estoques de fertilizantes no Brasil estão abastecidos, e as importações aumentaram 17% de janeiro ao final de julho, atingindo a marca de 23,5 milhões de toneladas, contra 20 milhões de toneladas em igual período de 2021.
O ano de 2021 havia sido recorde de importações de fertilizantes no Brasil.
“O país está em uma situação confortável, mas ainda não se pode garantir que não faltará fertilizantes”, diz o analista de pesquisa do Rabobank, Bruno Fonseca.
Um exemplo desse abastecimento é o cloreto de potássio, que aumentou em 34% suas importações em relação ao ano anterior no Brasil, atingindo uma marca de 8,5 milhões de toneladas.
O custo da tonelada de cloreto de potássio chegou a quase mil e duzentos dólares no país. Agora, já caiu quase 30% em 6 meses.
A demora do produtor em retirar o fertilizante pode fazer com que, na boca da safra, acabe tendo algum problema para chegar no campo.
Os produtores estão esperando para retirar o insumo mais perto da safra, podendo ter dificuldades pontuais de logística.