Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Hortifrúti

Alta dos fertilizantes eleva custos da produção de hortaliças

De acordo com o Cepea, em algumas pequenas propriedades rurais, os gastos subiram mais de 60% em relação ao ano passado

A alta nos custos de produção na agropecuária nacional foi expressiva em 2021, impulsionada especialmente pelo câmbio e pela maior demanda por insumos. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), fica evidente que produtores de tomate e de cebola também enfrentam essa intensa inflação dos custos.

No geral, dentre os insumos utilizados nas culturas de tomate e de cebola, a valorização dos fertilizantes se destaca. A alta no preço desse produto, por sua vez, esteve atrelada, especialmente, aos elevados patamares do dólar e do petróleo e às demandas nacional e internacional bastante aquecidas, sobretudo por fosfatados.

Segundo levantamento da equipe do Cepea, a propriedade típica de tomate de pequena escala de produção de Caçador (SC) registrou o maior aumento nos custos com fertilizantes em dois anos (de expressivos 62,5%), seguida pela da praça paulista de Mogi Guaçu (com aumento de 29,8%) e da catarinense de Lebon Régis (27,3%).

Para os próximos meses, o recente enfraquecimento do dólar frente ao real e a possível menor demanda por fertilizantes – já que boa parte das compras foi antecipada – podem impedir, ou ao menos frear, novos reajustes ainda em 2021.

O Cepea ressalta que o dólar valorizado elevou o custo fixo das propriedades levantadas pela entidade, calculado nesta edição pelo indicador Custo Anual de Recuperação do Patrimônio (Carp). “Isso porque, como boa parte das peças e/ou máquinas e implementos agrícolas é importada, a elevação nos preços desses itens tem sido bastante forte”, diz. Mesmo para os componentes nacionais, o aumento dos custos para a fabricação foi repassado ao produto final. Além disso, a maior demanda por máquinas e implementos agrícolas, especialmente por parte de produtores de grãos, reforçou o movimento de alta nos preços desses insumos.

Sair da versão mobile