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BALANÇO

Fertilizantes: entregas no Brasil crescem 10,4% de janeiro a agosto

A Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) informa que as entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro, no acumulado de janeiro a agosto de 2023, foram de 28,61 milhões de toneladas

importação de fertilizantes - boletim agroexport - gasto
Foto: Freepik

A Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) informa que as entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro, no acumulado de janeiro a agosto de 2023, foram de 28,61 milhões de toneladas.

Houve aumento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2022, quando o volume alcançou 25,91 milhões de toneladas.

Em agosto de 2023, foram 5,51 milhões de toneladas, com crescimento de 32,6% ante as 4,15 milhões de toneladas do mesmo mês de 2022.

O estado de Mato Grosso, líder nas entregas ao mercado, concentra o maior volume entre janeiro e agosto, com 6,82 milhões de toneladas, ou 23,9% do total.

Seguem-se: Paraná (3,47 milhões), Goiás (3,7 milhões), Rio Grande do Sul (2,94 milhões), São Paulo (2,62 milhões) e Minas Gerais (2,41 milhões).

Produção nacional

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou agosto de 2023 com 611 mil de toneladas.

O volume representa retração de 4,9% ante o mesmo mês de 2022.

No acumulado dos primeiros oito meses de 2023, foram 4,37 milhões de toneladas.

Trata-se de recuo de 13,6% em relação a igual período do ano passado, quando se produziram 5,06 milhões de toneladas.

Importação

De acordo com a Anda, as importações de fertilizantes intermediários continuam chegando ao Brasil, alcançando, em agosto, 3,26 milhões de toneladas, indicando crescimento de 10,8%.

No acumulado de janeiro a agosto, o total foi de 23,62 milhões de toneladas, significando redução de 3,2% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram importadas 24,39 milhões de toneladas.

No porto de Paranaguá, principal porta de entrada dos fertilizantes, ingressaram 5,78 milhões de toneladas, com redução de 16,7% em relação a 2022, quando desembarcaram 6,93 milhões de toneladas.

O terminal representou 24,5% do total importado por todos os portos.

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