Atualmente, Bom Jardim é o segundo maior produtor de flores de corte do Estado do Rio de Janeiro, reunindo 245 agricultores que cultivam cerca de 250 mil dúzias de rosas e 210 mil maços de palmas por ano, além de outras centenas de variedades de folhas e de folhagens. O município também reúne 75 produtores de café, onde se destaca a marca Café Bonjardinense, premiado pelo Centro de Comércio de Café do Rio de Janeiro (CCRJ), por sua qualidade.
Durante a festa, a coordenadora do Programa Florescer, Nazaré Dias, realizará Oficina de Arranjos Florais, que faz parte das ações de capacitação do programa para incentivo à produção de flores no Estado. A coordenadora afirma que o encontro será uma oportunidade para redefinir ações do Florescer no município.
? A atividade é aberta a profissionais e ao público interessado em conhecer técnicas de arranjos florais, que valorizam o produto e criam oportunidades de trabalho. A floricultura no município é desenvolvida por agricultores familiares que cultivam flores de clima temperado (Rosas, Boca de leão, Gladíolo, Crisântemo, Copo de Leite, Aster, Gypsophila, Girassol, entre outras) ? disse Nazaré.
Além de exposição de flores de corte, a festa promete oferecer atrações variadas, como o Espaço Decor, com mostra de decoração para eventos, artefatos para paisagismo e horto, exposição de carros antigos, feira de artesanato, palestras, músicas, artes plásticas, exibição de filmes documentários sobre o município, teatro, oficinas, recreação infantil, desfile da Princesa das Flores, degustação de café e mostra da cultura cafeeira. Na ocasião também será apresentado o selo 100% Bom Jardim, desenvolvido para contribuir com o fortalecimento da identidade cultural dos produtores de flores de corte da cidade.
A 2ª edição da Festa da Flor e Café de Bom Jardim é uma realização da Prefeitura através da secretaria municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, em parceria com a SEMPRE – Produtora Cultural, com o apoio da Caixa Econômica Federal, Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater-RJ, produtores de flores de corte da região, Café Bonjardinense e iniciativa privada.