– Hoje nós temos cerca de 160 produtores. Estamos com 150 hectares de morango e a produtividade media é de 35 toneladas. Isso representa 5.255 toneladas de morango de maio a outubro – pontua o gerente da Emater em Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves.
– A feira estimula a criatividade dos agricultores da região, que apresentam seus produtos de diferentes maneiras e com maior valor agregado. Com certeza, a Festa do Morango está crescendo. Teremos novidades no próximo ano que ainda não posso adiantar – afirma o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Estado, Lucio Valadão.
Nas barracas da praça de alimentação, local mais disputado do evento, é possível encontrar uma grande variedade de pratos feitos com morango. No dia 1º de setembro, um concurso premiou as melhores receitas com a fruta. A Torta Merengue de Morango foi a receita campeã nesta edição. Outros pratos de destaque foram o Estrogonofe de Morango e a Torta de Creme com Morango.
O principal objetivo do concurso, segundo a Emater (Brazlândia), coordenadora do evento gastronômico em parceira com a Universidade Católica de Brasília (UCB), é estimular o consumo da fruta, melhorar o cardápio da população e divulgar os trabalhos educativos e gastronômicos que são apresentados no concurso, que, neste ano, reuniu 27 concorrentes.
O corpo de jurados, formado por alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UCB, avaliaram a criatividade, originalidade, aparência, sabor e organização dos participantes. Ao final das avaliações, o público presente na festa pode saborear as delícias produzidas pelos participantes do concurso e comprovar a qualidade das receitas classificadas e premiadas.
A feira é realizada pela Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Arcag), em parceria com a Emater, GDF, Produtores Rurais, Empresas do DF e Entorno.