Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Festa do Morango deve atrair 500 mil visitantes até domingo

Evento está na 18ª edição e ocorre em Brazlândia, no Distrito Federal, uma das regiões líderes em produção no Centro-OesteA 18ª Festa do Morango, em Brazlândia, no Distrito Federal, atraiu 200 mil pessoas no primeiro final de semana do evento. A expectativa da organização é de que o público visitante ultrapasse 500 mil até domingo, dia 8, último dia da feira, que reúne fruticultores da região - uma das líderes em produção de morango do Centro-Oeste do país.

– Hoje nós temos cerca de 160 produtores. Estamos com 150 hectares de morango e a produtividade media é de 35 toneladas. Isso representa 5.255 toneladas de morango de maio a outubro – pontua o gerente da Emater em Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves.

– A feira estimula a criatividade dos agricultores da região, que apresentam seus produtos de diferentes maneiras e com maior valor agregado. Com certeza, a Festa do Morango está crescendo. Teremos novidades no próximo ano que ainda não posso adiantar – afirma o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Estado, Lucio Valadão.

Nas barracas da praça de alimentação, local mais disputado do evento, é possível encontrar uma grande variedade de pratos feitos com morango. No dia 1º de setembro, um concurso premiou as melhores receitas com a fruta. A Torta Merengue de Morango foi a receita campeã nesta edição. Outros pratos de destaque foram o Estrogonofe de Morango e a Torta de Creme com Morango.

O principal objetivo do concurso, segundo a Emater (Brazlândia), coordenadora do evento gastronômico em parceira com a Universidade Católica de Brasília (UCB), é estimular o consumo da fruta, melhorar o cardápio da população e divulgar os trabalhos educativos e gastronômicos que são apresentados no concurso, que, neste ano, reuniu 27 concorrentes.

O corpo de jurados, formado por alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição da UCB, avaliaram a criatividade, originalidade, aparência, sabor e organização dos participantes. Ao final das avaliações, o público presente na festa pode saborear as delícias produzidas pelos participantes do concurso e comprovar a qualidade das receitas classificadas e premiadas.

A feira é realizada pela Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Arcag), em parceria com a Emater, GDF, Produtores Rurais, Empresas do DF e Entorno.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile