Festa do Moranguinho mostra evoluções na cultura da fruta no Rio Grande do Sul

Evento reúne centenas de pessoas no Parque Municipal de Bom PrincípioA cada dois anos, no mês de setembro, o município de Bom Princípio, no Rio Grande do Sul, realiza a Festa Nacional do Moranguinho. Este ano a 14ª edição do evento vai até o dia 18 de setembro.

Eles são bonitos, vermelhinhos e muito saborosos dependendo das condições climáticas. O morango é a atração principal desta festa tradicional, que reúne centenas de pessoas  no Parque Municipal de Bom Princípio.

Em um estande 125 produtores da região expõem  13 variedades de moranguinho. No final da exposição eles vão ser julgados e premiados. A festa faz tanto sucesso que a prefeitura já pensa em agregar outras atrações ao evento.

? A gente tem planejado bastante pra fazer os caminhos do morango, onde a pessoa possa realmente conhecer a lavoura em si, todo o sistema, como funciona ? explica o secretário municipal da Agricultura de Bom Princípio (RS), Luiz André Steffen.

Cerca de 60% das mudas produzidas na região são importadas de países vizinhos. A demora na chegada das mudas, em 2011 e o inverno rigoroso com muitas geadas atrasaram a colheita, em pelo menos dois meses. Ainda assim, a safra esta sendo boa, de acordo com os produtores e deve chegar a 900 toneladas.

? Com esse tempo a planta de morango vai adquirindo reservas, então quando o tempo esquentar um pouco mais, ela vai dar mais pico de produção e vai estender a safra um pouco mais ? explica o presidente da  Associação dos Produtores de Morango de Bom Princípio, Valter Bustolin.

Este ano o município inovou, 25 % da produção da fruta vai ser feita no sistema semi-hidropônico. Os morangos são cultivados em estufas. As vantagens vão além do lucro, além de garantir conforto a quem produz , trazem mais saúde ao consumidor.

? Isso já compensa só pela coluna. Nas estufas é uma brincadeira , um passa-tempo, praticamente, quanto a colher no chão. Outra época quando estava colhendo, em dia de chuva, metade ia fora, parecia que a fruta estava boa, mas quando colhia e botava na bandejinha, durava dois dias. Agora não, é um morango firme ? conta o produtor rural Roque Juchem.

A produtividade neste sistema dura de oito a 10 meses, enquanto no solo dura só seis. A mesma muda pode ser cultivada por até três anos, o que traz economia. E a redução no uso de agrotóxicos é até 80%.