Festa da Uva começa nesta quinta no Rio Grande do Sul

Evento acontece em Caxias do Sul, que colhe anualmente 5% da produção nacionalComeçou nesta quinta, dia 20, e vai até o dia 9 de março, a 30ª Festa Nacional da Uva e a 24ª Feira Agroindustrial começou nesta quinta, dia 20, em Caxias do Sul, na serra gaúcha. A abertura, no início da tarde, contou com a participação presidente Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas.

>> Ministério da Agricultura define preço mínimo da uva industrial

Apesar de a protagonista da festa vir perdendo espaço para outras frutíferas e olerícolas, a viticultura tem um significado histórico importante e ainda é a cultura que mais envolve famílias e mão de obra no município de Caxias do Sul: cerca de 1,8 mil das 3,8 mil propriedades rurais.

Atualmente, Caxias do Sul ocupa a quarta posição na produção de uva no Estado, atrás de Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Farroupilha, sendo responsável por aproximadamente 8% da produção gaúcha e 5% da produção nacional. A principal variedade cultivada no município é a bordô, destinada à fabricação de sucos e vinhos.

Safra gaúcha

Na última safra, o município colheu 50,9 mil toneladas de uva, e a previsão para 2014 é de uma colheita de 48 mil toneladas. Conforme a Emater/RS-Ascar, neste ano houve um atraso no ciclo da cultura, devido ao frio prolongado na primavera e à falta de luminosidade, que retardaram o desenvolvimento vegetativo da planta.

Até o momento, aproximadamente 60% dos parreirais já foram colhidos, restando as variedades isabel, viníferas e de mesa, cuja colheita deve se estender até a primeira quinzena de março.

Já a qualidade apresentada pela fruta, de acordo com a Emater/RS-Ascar, é superior à da última safra, estando mais doce, de 1,5 a 2 graus Brix acima do ano passado e, chegando, em média, a 17,5 graus Brix.

>> Fruticultura da serra gaúcha sofre severas perdas com temporais

Produção nacional

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em todo o país, a viticultura brasileira ocupa uma área de 81 mil hectares. Duas regiões se destacam: o Rio Grande do Sul por contribuir, em média, com 777 milhões de quilos de uva por ano, e os polos de frutas de Petrolina, em Pernambuco, e de Juazeiro, na Bahia – na região do Vale do São Francisco, responsável por 95% das exportações nacionais de uvas finas de mesa.

É, também, uma cultura importante para a agricultura familiar. Segundo o MDA, a viticultura há 32 mil estabelecimentos rurais no Brasil nos quais a cultura da uva é significativa no valor da produção, 21 mil destes estão no Rio Grande do Sul e 83% são pequenas propriedades de agricultores familiares.

Embora a produção de vinhos, suco de uva e derivados da uva e do vinho também ocorra em outras regiões, a maior concentração está no Rio Grande do Sul, onde são elaborados, em média anual, 330 milhões de litros de vinhos e mostos (sumo de uvas frescas que ainda não tenham passado pelo processo de fermentação).

Apenas uma pequena parte das uvas cultivadas no Sul é destinada ao consumo in natura. A fruta é utilizada, em sua maioria, na elaboração de vinhos concentrando mais de 90% da produção nacional.

Serviço
O horário de funcionamento da Festa é das 14h às 22h, de segunda a sexta, e das 9h às 22h, aos sábados e domingos. Os ingressos custam R$ 8 (normal) e R$ 4 (estudantes e acima de 60 anos). Mais informações no site do evento.

• Leia também: Embrapa lança cultivar de uva de mesa resistente ao míldio