O presidente da Fetag-RS, Elton Weber, disse que não negocia mais com a empresa Doux Frangosul. Ele garante que cinco propostas já foram feitas e ainda não foram cumpridas. A entidade está orientando os agricultores integrados a ingressarem na Justiça em busca do cumprimento dos contratos.
? A nossa posição, inclusive, junto com os agricultores, é de acionar juridicamente. Nós não temos mais como tratar o assunto só em mesa de negociação ? avaliou Weber.
O sofrimento ou a morte das aves dentro dos galpões por falta de ração, registrados nesta semana no Estado, abre ainda a discussão sobre questões ligadas ao bem-estar animal.
? Quando falta comida e os animais morrem, isso também entra em um outro campo que é a questão do bem estar animal e essas questões. Então, num primeiro momento, a nível de município, a entrada, o sindicato tem essa orientação, do Ministério Público e nós também estamos trabalhando porque também recebemos já do Ministério Público. Ele [o MP] quer inclusive um apanhado geral sobre isso, para poder agir em cima destas cláusulas, ou daquilo que o agricultor tem direito.
Conforme o presidente da Fetag, a gravidade da situação traz ainda a necessidade de discussão de um regramento geral para as integrações.
? Tem regra pra tudo, e isso é um setor que até agora estava desamparado. E nós precisamos colocar nisso e nós defendemos essa questão, regras que dêem 50% para cada lado ? concluiu Weber.