Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FGV aponta indústria de alimentos com maior alta no faturamento em 2010

Setor de alimentos e bebidas espera alta de 10,6%A indústria de bens de consumo não-duráveis, como alimentos e bebidas, espera ter em 2010 a mais intensa elevação de faturamento em cinco anos. Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), feito a pedido da Agência Estado, mostra que o setor projeta para este ano faturamento 10,6% maior do que o de 2009 ? estimativa acima da média geral da indústria, que espera aumento 10,1% nas vendas este ano; e superior às projeções de todas as outras categorias de uso da indústria da transformação para 201

De acordo com a pesquisa, a expectativa de faturamento da indústria de consumo não-duráveis ficou acima das estimativas de aumento de vendas para 2010 de bens de consumo duráveis (8,2%); bens de capital (10,0%); material de construção (10,0%) e bens intermediários (9,9%).

? O ano de 2010 tem acenado com perspectivas muito melhores do que as de 2009 ? comentou o diretor do Departamento de Economia e Estatística da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), Denis Ribeiro.

Ele lembra que, no ano passado, toda a indústria da transformação sofreu com os impactos negativos da crise global. No caso da indústria de alimentos, a expectativa da Abia é de que os números finais de produção nacional mostrem elevação de 1,3% ante 2008 ? bem abaixo da alta de 4,2% verificada em 2008, ante o ano anterior.

? Mas esse aumento de 1,3% é um resultado razoável se o compararmos com o PIB (Produto Interno Bruto) de 2009, que deve encerrar o ano entre zero e 0,5% ? acrescentou.

Um fator que pode impulsionar o faturamento da indústria de alimentos é a recuperação gradual da demanda no mercado externo, na avaliação de Ribeiro. Por conta da crise, as exportações da indústria de alimentos em 2009 devem encerrar o ano com vendas em US$ 30 bilhões, 7% abaixo do desempenho de 2008.

? Esperamos que o desempenho das vendas externas em 2010 fique próximo ao de 2008, que foi em torno de US$ 33,3 bilhões ? disse. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sair da versão mobile