Durante o Fórum Internacional de Agricultura e Pecuária (FIAP 2024), realizado em Cuiabá (MT), o assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Ernesto Augustin, anunciou que o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD) terá uma linha de financiamento com juros de 6,5%, por meio do programa Eco Invest Brasil da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O PNCPD, considerado o maior programa de produção sustentável de alimentos do mundo, visa transformar 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em sistemas agropecuários e florestais sustentáveis, sem avançar sobre áreas preservadas. O objetivo é aumentar a produção de alimentos no Brasil, contribuindo para a segurança alimentar global e a mitigação das mudanças climáticas.
A iniciativa já recebeu investimentos do Japão, e o governo está em negociação com outros países para atrair mais capital privado estrangeiro. O financiamento está atrelado a critérios de sustentabilidade, como a redução das emissões de carbono. Augustin destacou que o Mapa não visa apenas aumentar a produção, mas garantir que ela seja sustentável e alinhada às metas ambientais.