Ficafe 2009 termina com resultados positivos no Paraná

Bons negócios, alto número de visitantes e venda de 13 lotes de cafés especiais marcam o maior evento da cafeicultura do EstadoAproximadamente 3,5 mil visitantes de mais de 30 municípios do Paraná e de São Paulo passaram pela Ficafe 2009 ? Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, uma realização do Sebrae/PR e da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), nos dias 5 e 6 de novembro no Pavilhão de Convenções do Centro de Eventos de Jacarezinho.

Durante o maior evento da cafeicultura paranaense, foram comercializados 13 lotes de cafés especiais ofertados. Os compradores que tiverem interesse em adquirir lotes não comercializados na Ficafe 2009 podem conferir a lista disponível no site www.ficafe.com.br. O evento atraiu 25 compradores de cafés.

O preço médio das sacas de cafés especiais negociadas nas rodadas de negócio da Ficafe 2009 foi R$ 661,00. A Empório Café da Casa deu o lance mais alto por um lote de cafés especiais, no valor de R$ 748. A proprietária do Lucca Cafés Especiais, Georgia Franco de Souza, adquiriu oito lotes de cafés especiais ao custo de R$ 650 a saca.

A Acenpp fechou um contrato para venda de 1.080 sacas de café diferenciado tipo cereja descascado que serão entregues em outubro do ano que vem pelo valor de R$ 320 a saca.

O café especial do produtor Wagner Coelho, de Nova Fátima, obteve a mais alta pontuação no concurso melhor café especial da Ficafe 2009. Wagner Coelho foi contemplado com uma viagem com acompanhante e duração de cinco dias a Porto Seguro, na Bahia.

No encerramento da Ficafe 2009, Luis Fernando de Andrade Leite, presidente da Acenpp, destacou os resultados do investimento na qualidade e fez um apelo. “Peço que todos os produtores do norte pioneiro continuem unidos, pois a chave do sucesso dessa atividade é a soma dos esforços”.

Na avaliação de Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, a Ficafe 2009 foi um sucesso. Para ele, o caso do produtor de café especial Wagner Coelho, avaliado como melhor café da Feira, é um exemplo de como vale a pena investir em qualidade. O produto que antes era comercializado por R$ 240 a saca, hoje atinge R$ 700,00.

? O balanço da Ficafe 2009 é o melhor possível. Tivemos um aumento de vendas, de número de expositores e de público, além de conquistar um local para ser sede da Acenpp e recursos para investir em tecnologia ? disse Capello, que recebeu durante o evento um troféu em reconhecimento ao seu desempenho e trabalho no Programa Cafés Especiais do Norte Pioneiro.

Outro ponto a se destacar, segundo o consultor do Sebrae/PR, é o relacionamento entre os elos da cadeia cafeeira que se desenvolvem nesse evento e a diferença que faz o produtor mudar a percepção, deixando de se focar em commodity e apostando num café de qualidade.