Notícias - Soja Brasil

Fim de semana: confira a previsão do tempo para as áreas de soja

Previsão muda e agora algumas chuvas devem chegar ao Rio Grande do Sul, enquanto na Bahia o tempo volta a ficar firme. Veja a previsão e os mapas para cada estado

O fim de semana promete algumas mudanças em relação ao clima registrado durante toda esta semana. No Sul, algumas instabilidades chegam ao Rio Grande do Sul. Na Bahia, as chuvas perdem intensidade e no Centro-Oeste as chuvas voltam a se espalhar por toda a região. Veja a previsão completa abaixo.

SUL

O fim de semana começa com tempo seco para todos os estados do Sul do país tanto nesta sexta-feira, 13, quanto no próximo sábado. Tudo indica que no domingo, 15, algumas instabilidades chegam ao Rio Grande do Sul na parte sul, mas os volumes serão inferiores a 5 mm.

SUDESTE

A sexta-feira ainda promete ser de tempo seco para todas as áreas de soja de São Paulo e sul de Minas Gerais. No norte do estado mineiro, as instabilidades serão espalhadas e manchadas.

No sábado, as chuvas se espalham pelos dois estados, mas as chuvas ainda serão bastante manchadas e com baixos acumulados.

No domingo as instabilidades seguem atuando sobre toda a região Sudeste, mas ainda de maneira manchada e poucos acumulados. Tanto que boa parte das áreas de soja não verão chuvas nenhuma.

CENTRO-OESTE

A semana termina ainda com muita chuva entre Mato Grosso e Goiás, devido às instabilidades em níveis mais altos da atmosfera e também à combinação entre calor e umidade, que juntos favorecem as condições necessárias para chuva mais intensa e temporais na região. Porém não são esperados acumulados significativos de chuva em toda a região. Chove de forma mais fraca e passageira sobre o norte de Mato Grosso do Sul, enquanto nas demais áreas do estado, inclusive na capital, a sexta- feira será mais um dia sem previsão de chuva, com calor bastante intenso e baixa umidade relativa do ar.

O sábado será ainda de chuva entre Mato Grosso e Goiás, com pancadas de chuva forte no norte do MT. Tempo firme somente em Mato Grosso do Sul, onde a umidade relativa do ar fica novamente baixa no período da tarde. Calor predomina em toda a região.

No domingo ainda seguem as condições de pancadas de chuva entre Mato Grosso e Goiás, ainda devido ao calor associado à presença de bastante umidade. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva vem de forma muito fraca e isolada, e concentrada mais na metade norte do estado.

NORDESTE

A região Nordeste segue com a previsão de chuvas para todo o fim de semana, mas nem todos os estados terão chuvas. Na Bahia, por exemplo, deve garoar nesta sexta-feira, com no máximo 2 mm na parte oeste do estado. mas no sábado e domingo, o tempo deve ficar seco, com no máximo alguma garoa pontual.

No Piauí, nada de tempo seco. O fim de semana começa com chuvas generalizadas nesta sexta-feira, com os maiores acumulados previstos para acontecer em Uruçuí, com 10 mm. No Sábado as precipitações ganham ainda mais intensidade e vários municípios produtores de soja podem registrar temporais.

No domingo ainda chove, mas com menos intensidade, e os acumulados não passam dos 5 mm na maioria das cidades.

NORTE

Sexta-feira com chuva mais intensa entre o norte de Rondônia, sul e oeste do Amazonas também no estado do Tocantins, com acumulados pouco consideráveis, mas com risco ainda para temporais isolados nestas áreas. Toda essa chuva ocorre por conta da combinação de instabilidades em níveis mais altos da atmosfera, e também devido à combinação entre calor e umidade, que favorece a formação de nuvens mais carregadas. Nas demais áreas da região Norte, a chuva vem de forma mais fraca e pontual, sem causar grandes transtornos. Tempo segue firme em Roraima.

Neste sábado a chuva ocorre em toda a região Norte do país, com acumulados mais significativos na faixa oeste e também sul do estado do Amazonas. Chove bastante ainda na região de Belém no Pará e atenção para a condição de maré alta nesta área. Nas demais áreas a chuva ocorre na forma de pancadas rápidas, que podem vir acompanhadas de temporais no norte dos estados de Rondônia e Amazonas e centro do Tocantins. Volta chover no estado de Roraima mas com baixos acumulados.

No domingo a condição de chuva persiste em todas as áreas da região. Os maiores volumes são observados no sul e região de Belém no Pará, por conta de áreas de instabilidades que atuam sobre a região. Nas demais áreas a chuva ocorre de forma pouco significativa e a sensação de abafamento continua em toda a região.

Veja mais notícias sobre soja