Agronegócio

Fim de semana terá temporais com granizo espalhados pelo Brasil

A chuva pode chegar a 30 milímetros em alguns pontos, beneficiando lavouras de milho segunda safra, tabaco e feijão, segundo a meteorologia

A formação de um sistema de baixa pressão já provocou chuva de mais de 100 milímetros em Uruguaiana, município localizado no oeste do Rio Grande do Sul. Um volume desses não era registrado desde o início do ano, e a chuva já ultrapassou a média de maio em 20%.

Esse sistema vai dar origem a uma frente fria que vai levar temporais e até granizo para trechos do Paraná e Santa Catarina. “A atenção deve ficar mais voltada ao norte de Santa Catarina e sudeste do Paraná, atingindo algumas lavouras de milho segunda safra, tabaco e feijão”, explica Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar.

No fim de semana, as pancadas vão avançar para São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sudoeste de Goiás e até em alguns pontos do sul de Minas Gerais. Por conta da formação de um corredor de umidade, até mesmo as pastagens de Rondônia vão receber algumas pancadas de chuva mais fortes.

No Sudeste esta chuva é bem-vinda para os canaviais e pastagens. “Podemos ter a interrupção da colheita do café de forma momentânea no sul de Minas Gerais, mas a umidade é bem-vinda, já que existem áreas que não registram chuva significativa há 70 dias”, diz Maria Clara. Os volumes podem chegar a 30 milímetros em alguns pontos.

Na semana que vem, uma nova onda de frio chama a atenção e pode trazer geada em áreas de milho do Paraná. A expectativa é de mínimas em torno dos 4 °C na próxima terça-feira, 25.